fbpx

Tipos de quebra-cabeça

No mercado, o quebra-cabeça tem várias versões. E vale lembrar que eles podem ter várias dimensões e não só aqueles que são montados sobre uma superfície reta e em uma dimensão.

Os tipos mais tradicionais de quebra-cabeça são: Cubo bedlam, Cubo mágico, Cubo Soma, Pentaminós e Tangram. Descubra mais detalhes sobre esses modelos de quebra-cabeça:

Cubo bedlam

É um quebra-cabeça inventado por Bruce Bedlam. Ao todo, são treze peças formadas por cubos. A ideia é montar um cubo 4 x 4 x 4 e haja criatividade, pois o desafio é encontrar uma das mais de 19 mil maneiras de fazer isso.

Cubo mágico

O cubo mágico é um velho conhecido nosso. Seu nome oficial é o Cubo de Rubik, nome que homenageia o seu inventor, Ernő Rubik da Hungria. Ele foi inventado em 1974 e já nasceu grande: ganhou o prêmio de jogo do ano. Os anos 80 foram o ápice desse quebra-cabeça, que até hoje é bem difundido.

Cubo Soma

Esse é a mais um tipo de quebra-cabeça em forma de cubo. Foi inventado por Piet Hein que o criou depois de assistir a uma aula de mecânica quântica. O jogo usa sete policubos que juntos formam um cubo de 3 x 3 x 3. Essas peças formam mais de 240 maneiras de montagem.

Pentaminó

Esse quebra-cabeça são cinco quadrados organizados de diferentes maneiras. Ao todo, são 12 formatos do Pentaminó. Esse quebra-cabeça inspirou jogos de computador do Tetris ou Rampart.

Tangram

Essa é o quebra-cabeça mais tradicional, se comparado às formas mais comercializadas hoje em dia. Ele nasceu na China com sete peças e juntas elas dão origem a várias figuras. Uma enciclopédia chega a afirmar que é possível montar mais de 5 mil figuras. Sem dúvidas, ele foi a inspiração para os jogos de quebra-cabeça com um dimensão tão populares hoje em dia.

Deixe um comentário

× Fale conosco