fbpx

Você sabia que brincadeiras usando a imaginação melhoram o desempenho escolar?

Você sabia que brincadeiras usando a imaginação melhoram o desempenho escolar?

Brincadeiras usando a imaginação.

Brincadeiras fazem parte do mundo das crianças, fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual.
A criança descobre e cria o seu próprio mundo, desenvolvendo sua identidade e autonomia.

Algumas definições sobre Brincar, brinquedos e brincadeiras.
Esse assunto ao longo de nossa história sempre foi muito discutido. Autores direta ou indiretamente se interessaram sobre a questão, do ato de brincar e a interferência na vida de nossas crianças.

Para Oliveira(2000), brincar não significa apenas recrear, e sim desenvolver-se integralmente.

Caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. O desenvolvimento acontece por trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Ao brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, memória, imitação e a imaginação. Isso propicia à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

No dicionário Ferreira(2003), brincar, é “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”. Então, brincar é algo presente diariamente em todas as nossas vidas.
Vygotsky (1998), acentua o papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos.

Por atividades com brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade. Muitas vezes elas não conseguem por palavras dizer o que estão sentindo, mas, ao brincar usam a imaginação conseguindo estabelecer relações produzindo conhecimentos e construindo explicações.
O cérebro e o corpo ao brincar faz a criança ser estimulada e ativa, sentindo-se motivada a dominar o que já conhecem e explorar situações novas.

O que as brincadeiras proporcionam às crianças?

As brincadeiras utilizando a imaginação proporciona uma aprendizagem.  A qual  conseguirão compreender e resolver problemas como:

Identificar, compreender e reconhecer materiais;
Conhecer a comparar elementos e características semelhantes e diferentes;
Combinar, separar e classificar;
Interagir com outras crianças as suas descobertas e aprender com elas novas possibilidades;
Mostrar e até descrever coisas de maneiras diferentes;
Expressar coisas em diferentes formas e estruturas, observar e prever mudanças;
Organizar e reorganizar materiais em um determinado espaço. Ordem e sequência de experiência;
Saber sobre o que gosta, ou não gosta e suas capacidades;
Compreender de como lidar com frustrações;
Conhecimento que tudo tem causas e efeitos;
Aprender que temos um tempo para realizar e completar uma tarefa para chegar a um resultado desejado.

Brincar é um processo de desenvolvimento, que estimula a criatividade, a afetividade, linguagem e a interação construindo assim um ser social atuante e crítico, que reflete as situações do seu dia a dia. Por isso a importância que Pais e Professores ofereçam as crianças ambientes adequados para que as mesmas desenvolvam atividades recreativas e permitindo que elas se sintam seguras e protegidas.

Atividades realizadas em casa ou no ambiente escolar são fundamentais para o desenvolvimento intelectual e social da criança.
O mundo está aí, e para que cada criança aprenda a enfrentar é necessário aprender a manifestar os seus desejos, expressar opiniões, tanto em casa como na escola, na rua, na sociedade. A partir de aí aprimorar as suas escolhas.
Concluímos então, que as brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento infantil. Assim construindo um adulto que sabe do seu potencial e tendo a certeza de viver em um mundo melhor.

Vamos se divertir com nossas crianças?
E lembre, o melhor que podemos fazer por nossas crianças é dar-lhes um bom exemplo, deixá-las brincar e ser felizes.

 

Brincadeiras usando a imaginação.

× Fale conosco